quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Atuação dos Pretos Velhos na Umbanda

E assim são os Pretos-Velhos da Umbanda. 
Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. 
São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz.
Eles representam a humildade, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado.
Com seus cachimbos, fala pousada, tranqüilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e religião.
Não se pode dizer em sua totalidade que esses espíritos são diretamente os mesmos Pretos Velhos da escravidão, pois no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores. Foram negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados entre outros. Mas para ajudar aqueles que necessitam, escolheram ou foram escolhidos para voltar à Terra incorporados em seus 'cavalos' (médiuns) em forma de Preto Velho. Outros, nem Pretos Velhos foram, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo forma.
Este comentário pode deixar algumas pessoas do culto e fora dele meio confusas: "então o Preto Velho não é preto e nem velho, ou é, ou o que acontece???".
O espírito que evoluiu tem a capacidade de se plasmar (tomar forma espiritual) como qualquer forma passada, pois ele é energia viva e conduzente de luz. A forma é apenas uma conseqüência do que eles tenham que fazer na terra. 

Esses espíritos podem se apresentar em alguns lugares, por exemplo, como um médico e em outros como um Preto Velho ou até mesmo um Caboclo ou Exu. 
Tudo isso vai de acordo com o seu trabalho, sua missão. Não é uma forma de enganar ou má fé com relação àqueles que acreditam, muito pelo contrário, quando se conversa sinceramente, eles mesmos nos dizem quem são, caso tenham autorização.
Por isso, se você for falar com um Preto Velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas como em um passe de mágica. Entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo. 
Para muitos os Pretos Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são pisicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros ainda, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos Exus de Lei, desfazendo trabalhos e contra as forças negativas (o mal), espíritos obsessores.

MENSAGEM


Os Pretos Velhos levam a força de Deus (Zambi) a todos que queiram aprender e encontrar uma fé. Sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados. Mostrando que o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a força de vontade e o encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina. Fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da causa e efeito.

Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça espiritualmente. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos. Ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero, enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega. Então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo com encare seu destino e os acontecimentos de sua vida: "Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantastes vento, colherás tempestade. Mas se tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria, verás que deves tomar consciência do que foi o teu passado, aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro. Não sejas egoísta, aquilo que te for ensinado, passa aos outros e aquilo que recebestes de graça, de graça tu darás. Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podes encontrar o teu caminho interior, a luz e DEUS" (Pai Cipriano, incorporado no médium Etiene Sales, em setembro de 1997).


Salve todos os PRETOS-VELHOS, que DEUS os ilumine e os abençoe. 
A todos os PRETOS-VELHOS que trabalham nesse mundo e no outro com muito amor. 
OBRIGADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário